A Recoplast é uma empresa que está no mercado de plásticos recicláveis desde os anos 90, e é uma das mais tradicionais referências regionais em reciclagem. Um dos pilares mais importantes para o crescimento da empresa foi, sem dúvida, o exercício dos conceitos da logística reversa. Você sabe o que é?
A logística reversa é um apanhado de processos criados para empresas implementarem na prática o cuidado com resíduos gerados sob suas responsabilidades. Ou seja, estes resíduos podem ser produzidos pela própria empresa ou por seu cliente final. Estes processos envolvem a coleta, a categorização e o reaproveitamento do resíduo descartado. Alguns setores, como os de agrotóxicos e de pneus, são coordenados por legislação própria e possuem obrigações de logística reversa para que o descarte não seja danoso para a natureza.
Há também empresas que desenvolveram métodos de logística reversa sem que seus setores houvessem determinado obrigações.A olho nu, pressupomos que a iniciativa vem do campo do marketing e tem o único objetivo de fortalecer a marca diante de públicos-alvo atentos. Será que é só isso?
Processos inteligentes de logística reversa já são responsáveis por lucros mundo afora. Empresas como HP, McDonalds, Natura e Braskem se reposicionaram em nome da logística reversa. Os resultados foram imediatos: os custos internos caíram de forma significativa. O segredo pode estar na embalagem reciclável, no combustível economizado ou em formas mais delicadas de interferir no ecossistema natural. O grande ponto a ser pensado é: os novos processos deverão ser econômicos, sustentáveis e executáveis.
O plástico é um dos insumos da indústria nacional mais fáceis de serem reaproveitados em um sistema de logística reversa. Ele possui uma ampla variedade de novas aplicabilidades, é fácil de ser separado no descarte e suas novas versões não possuem perda de qualidade em relação às funções anteriores.
Sabe como dar este passo dentro da sua empresa? A Recoplast estimula e orienta empresas a praticar métodos de logística reversa. Vamos conversar!