O setor regional da indústria está se regenerando rumo à economia circular.
Segundo projeção do Sinplast-RS, até 2030 o volume de plástico descartado que será como destino a reciclagem saltará de 25% para 50%. E como se comportará sua empresa a partir deste cenário?
Reciclar é um processo constante que precisa de projeto, implementação e continuidade. Apenas dessa forma os resultados financeiros aparecerão, mas os indicativos positivos costumam surgir já a curto prazo. A lucratividade nasce a partir do projeto alinhado na prática onde o plástico tem o destino mais correto de tratamento e “renascimento” como insumo pronto a ser utilizado, tal qual um plástico de matéria prima virgem.
Ao mesmo tempo, a reciclagem conta como boa prática da empresa frente à sociedade e ao meio ambiente. Esta postura já é cobrada como básica em outros países do mundo, enquanto aqui ainda não há incentivos fundamentais para que se torne uma prática difundida. Ou seja, o processo de implementação de reciclagem deverá nascer da proatividade da gestão da empresa.
O mercado está evoluindo por meio de inúmeros parceiros que processam o plástico até sua reutilização. Estes prestadores de serviço também conduzem a indústria cliente para a implementação da política de reciclagem. Logo, a indústria que nunca reciclou pode iniciar esta política entrando em contato com estes fornecedores como primeiro passo da evolução.
O papel da Recoplast
A Recoplast atua com grandes nomes da indústria regional, coletando plásticos nas empresas parceiras, processando o resíduo até o ponto de reutilização e entregando com qualidade. Fale conosco.