O papel da Recoplast na indústria regional é fazer com que o plástico esteja dentro de um sistema de recuperação constante, em vez de ser usado uma vez e depois descartado. Primeiramente, lembramos que este método é pensado apenas na intenção de preservar a natureza, mas esta cadeia sempre suprida vai muito além do cuidado com o meio ambiente.
O valor de reciclar plásticos também interfere na economia, pois regula o valor do substrato no mercado nacional. Ao mobilizar estruturas menores que na extração de recursos naturais e entregando matéria prima de qualidade para diferentes mercados, o plástico reciclado impede que os preços do plástico disparem.
Nem todos ainda entenderam esta revolução. Faz mais de 40 anos que nasceu o primeiro símbolo de reciclagem universal – nem será preciso lembrar pois você sabe qual é. Mas a sociedade ainda precisa de conscientização e de educação constante para que o descarte inadequado do plástico não ocorra. Além de falar sobre, precisamos melhorar os meios de reciclagem, promover novas formas de reutilização e fazer a expansão de um mercado para materiais reciclados, assim como o de reformulação de produtos com o fim da vida útil.
COMO ATIVAR A ECONOMIA CIRCULAR?
Analisando estes pontos, vemos por onde devemos ir para construir uma economia circular de plásticos. Ao que parece até então, apenas comercializar não é o bastante.
Precisamos impulsionar a demanda estimulando novos mercados de plástico. Mas como? Um caminho é buscar acordos de comprometimento com empresas para o uso de resina pós-consumo (PCR) sempre que possível. Assim, a demanda pelos materiais miraria em mercados finais importantes. É uma mudança de mentalidade ressignificar o conceito de “vida útil”, pois todo plástico seria sempre utilizado.
Lembramos estas carências do mercado pois nossos fornecedores poderiam fazer mais para o reciclar e o reutilizar na indústria. Grande parte dos produtos só é gerado sob matéria prima reciclada se esta ação tornar-se um recurso de marketing gasto até cansar, e ser mais um produto entre tantos outros com selos eco, green, recycle por aí. Estamos em 2022 e a reciclagem ainda é algo inovador e futurista, sendo que já deveria ser regra.
NOVAS IDEIAS COM PLÁSTICO RECICLADO
Ensinar internamente todos os players da indústria do plástico é o caminho. Precisamos todos orientar uns aos outros com políticas de manejo, descarte, acondicionamento, transporte e entrega do plástico utilizado. Convidar todos a este movimento, entregando endereços, estruturas e contrapartidas financeiras.
Ao mesmo tempo, elevar o nível de entrega de matéria prima e resultados finais, como produtos de qualidade, embalagens atraentes, novos produtos para novos mercados. Estimular o consumo, como se faz em qualquer situação econômica.
E, claro, manter-se constante na propagação das ideias e das soluções. Chegar, permanecer e fazer história em um mercado é uma tarefa trabalhada diariamente.