Mover o setor da reciclagem é um pouco sobre conscientizar diariamente a sociedade sobre a preservação do meio ambiente. No verão – momento em que aumentamos nossa socialização e nosso contato com novas experiências – temos inúmeras oportunidades de fazer este trabalho educativo, tanto pelo resultado direto da preservação de áreas públicas quanto pela semente plantada sobre sustentabilidade.
O Impacto do verão
Consideramos que todas as empresas que movem a cadeia da reciclagem de plásticos (os fornecedores, os facilitadores, os consumidores e demais envolvidos) podem usufruir da tarefa educativa da conscientização a fim de colher bons frutos no futuro. É claro que a própria compensação financeira do uso de reciclados é um fator fundamental, mas o ato de educar é tão importante quanto. Não fossem anos de discurso sustentável, não estaríamos falando hoje de forma tão madura sobre ESG e economia circular.
No verão, temos inúmeras praias e parques lotados de pessoas precisando de orientação constante quanto ao melhor descarte. Desde pequenos momentos de contato até grandes festivais. Num exemplo recente, os organizadores do Rock in Rio 2022 conseguiram coletar 250 toneladas de plástico reciclável. Exemplos de menor porte, como MECAInhotim e ARVO Festival, organizam estruturas para coletar 100% dos resíduos descartados. Além do próprio trabalho, há a divulgação do ato a todos os envolvidos.
Olhar para a reciclagem apenas como um negócio rentável é não explorar todo o potencial que há no segmento. É necessário divulgar com frequência a palavra da economia circular como ato lucrativo, consciente e “cool”. Além de preencher espaços na sociedade ainda não ocupados, as empresas que optarem por esta iniciativa estarão criando futuros clientes.
Nosso compromisso com o mercado
A Recoplast convida empresários e líderes do setor a movimentar ideias sustentáveis. E estes movimentos só serão possíveis com debates, sugestões, reflexões e ações. Assim, o caminho em busca do desafio de reciclar terá mais tracionamento e, consequentemente, resultados expressivos – na natureza e no bolso da empresa.